Na elaboração do design instrucional dos Programas de T&D utilizamos o CAV (ciclo de aprendizagem vivencial).
Na elaboração de planejamentos dinâmicos, incorporamos duas metodologias complementares:
O método ZOPP (Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos) foi desenvolvido a partir do “Logical Framework Approach” ou “Marco Lógico”.
É um método de planejamento desenvolvido e adotado oficialmente pela GTZ (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica), desde 1983, em todos os projetos da Cooperação Técnica Alemã. Nesse Período, tornou-se sinônimo de um processo de planejamento participativo voltado às necessidades e interesses dos envolvidos em determinado contexto.
O método ZOPP incorporou ao processo de planejamento as técnicas Metaplan, ajustando a sua aplicação aos envolvidos nos projetos técnicos da cooperação.
Juntamente com o Balanced Scorecard – BSC, potencializamos a análise e a elaboração de planejamentos dinâmicos e consistentes para nossos clientes, favorecendo sua execução e o alcance dos resultados.
O VPD – Value Proposition Design, desenvolvido por Alexander Osterwalder & Yves Pigneur é uma ferramenta para a criação de propostas de valor mais consistentes de acordo com o perfil do público-alvo desejado, o que facilita o processo de validação de soluções antes da realização de altos investimentos para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Dos mesmos autores, o método BMG-CANVAS foi criado para a modelagem de negócios através da análise da consistência e coerência de 9 blocos típicos de uma empresa, facilitando a avaliação sobre como rentabilizar as ideias desenhadas pelo VPD.Utiliza-se de metodologia baseada em visual thinking para facilitar a participação de um maior número de pessoas com diferentes abordagens, visando ampliar a qualidade da avaliação do negócio e suas chances de sucesso.
A metodologia Lean Startup, popularizada por Eric Ries a partir das aulas de Steve Blank, conjuga as metodologias anteriores, através de ferramentas para aprendizagem rápida sobre o desenvolvimento do negócio, desde o teste do produto/serviço ao mo à definição do crescimento para a escalonagem do negócio no mercado.
O Coaching aplicado junto com o E.F.T. contribui para que o executivo possa alcançar a prosperidade profissional e financeira em seus negócios, por meio da eliminação e ressignificação de crenças limitantes, utilizando as técnicas de maneira integrada.
Conceito de EFT:
EFT (Emotional Freedom Techniques), é uma técnica criada por Gary Craig a partir da TFT, técnica do Dr. Roger Callahan, que combina conhecimentos de acupuntura, psicologia e cinesiologia aplicada. Trata-se de uma terapia energética que utiliza pontos da acupuntura chinesa, porém, sem agulhas. Traduzido para mais de 23 línguas, já ajudou milhões de pessoas no mundo todo.
O design thinking é uma metodologia que tem por objetivo colocar as pessoas no centro das soluções, seja para superar desafios internos à própria empresa, seja para desenvolver novos processos e/ou soluções para os clientes.
A aplicação da ferramenta busca aprofundar, através da empatia, o entendimento de necessidades, o uso do processo participativo para estimular a criatividade no desenvolvimento de opções, a prototipagem como forma de testar previamente as soluções antes da implementação. Tal procedimento favorece soluções mais criativas, reduz a possibilidade de erros e gera maior comprometimento de todos na implementação.